Guia de Iniciante

Nesta páginas podes aprender os básicos do Earth SMP
O Earth SMP é um modo de jogo que tenta replicar o planeta Terra no Minecraft com um mundo à escala de 1:750 em que há cidades e nações, guerra e paz, armas e veículos, economia e muito mais.
Caso tenhas alguma dúvida, entra no nosso Discord e abre um ticket!Sp

Spawn

Quando entras no Earth SMP pela primeira vez vais iniciar o tutorial de boas-vindas. Aqui vais conseguir aprender os básicos dos básicos do Earth SMP. Mas neste tutorial queres aprender mais que isso, não é?

Portal

O spawn tem um grande portal no seu centro. É com o portal que começas o teu império. O portal é feito de uma imagem do mapa do servidor e ao entrares no portal ele vai-te teletransportar para o mundo da Terra.

RTP (Random Teleport)

Na primeira vez que entras no portal, ou seja, na primeira vez que entras no mundo da Terra, vais ser teletransportado aleatoriamente para um local do mapa. O teletransporte nunca vai calhar dentro de uma cidade, para prevenir que morras da primeira vez que entras ;)

Última localização

Das próximas vezes que entrares no portal ele vai-te teletransportar para a tua última localização do mundo da Terra. Assim não perdes qualquer exploração que estejas a fazer :)

Mapa

O Earth SMP tem um mapa que mostra, em tempo real, onde estão os jogadores, as suas cidades, guerras e muito mais. Podes aceder ao mapa do earth SMP clicando aqui

Resource Pack

Para conseguires ver e ouvir as armas, veículos, itens customizados e mobs customizados precisas de usar o texture pack. Sem o texture pack não consegues usar, por isso é que quando entras o servidor envia uma mensagem para fazeres o download do texture pack. Caso não o faças não podes jogar no Earth SMP
Preocupado com a potência do teu computador? O resource pack é leve em quase todas as situações exceto quando tens num inventário que estejas a ver muitos veículos, visto que as texturas dos veículos são as mais pesadas. Evita portanto ter muitos veículos contigo

Cidades

As cidades (towns) são áreas protegidas de grief onde podes construir, farmar, lutar e fazer basicamente o que quiseres sozinho ou em equipa

Criar uma cidade

Para criar uma cidade precisas de 1000$ e a seguir escrever o seguinte comando no chat: "/t new (nome da cidade)". Substitui o que está entre parentêses pelo nome da cidade que desejas criar (não tem de ser uma cidade verdadeira). Depois de criar uma cidade, a chunk onde estás vai ser automaticamente claimada (ou seja, vai estar protegida).
A primeira chunk (área de 16x16) da tua cidade é chamada de "homeblock"
Todas as cidades precisam de pagar todos os dias para continuarem a existir. O pagamento é automático e o dinheiro é retirado do banco da cidade. Para depositar dinheiro no banco da cidade basta escrever o comando "/t deposit (quantidade de dinheiro". Caso queiras tirar dinheiro do banco da cidade escreve o comando "/t withdraw (quantidade de dinheiro)"
Dica pro player: Se não gostas de comandos, temos uma GUI (ou seja, um menu) onde podes criar e mexer nas configurações da tua cidade e até depositar/retirar dinheiro do banco da cidade de forma muito rápida e fácil. Para acederes a este menu basta escrever no chat "/tm"

Convidar pessoas para a cidade

Uma cidade sem ninguém não presta. Para expandires a tua cidade precisas de pessoas e por isso precisas de as convidar. Para as convidar usa o comando "/t invite (nickname do jogador)". Depois o jogador tem de aceitar o teu pedido seguindo este tutorial: Entrar numa cidade
Em alternativa podes deixar a tua cidade aberta com o comando "/t toggle open" que permite que todos os que queiram entrar na tua cidade o possam fazer sem pedir autorização
Cuidado!
Por default todos os jogadores da cidade podem destruir e construir em todo o claim (território). Se tiveres uma cidade aberta, qualquer jogador pode entrar temporariamente na tua cidade, destrui-la e sair dela. Para evitar isto, desativa as permissões dos residentes escrevendo "/town set perm off" seguido de "/town set perm reset". Desta forma permites que os residentes possam apenas construir/destruir nos seus plots (área privada de residentes, como uma casa por exemplo)

Entrar numa cidade

As cidades do Earth SMP podem ser abertas ou fechadas. As cidades abertas estão abertas a todos e por isso não precisas de um convite para te juntares a essa cidade. As fechadas, por outro lado, precisas de ser convidado por alguém da cidade com permissão para tal.
Para entrar numa cidade podes escrever o comando "/t join (nome da cidade)"
Se alguém te convidou para a cidade podes, em alternativa, usar o comando "/accept (nome da cidade)"
Dica pro player:
Em vez de spamares no chat a pedir para entrar numa cidade, que tal veres as cidades abertas disponíveis? Faz /tm e depois clica no primeiro item (find an open Town) e escolhe a tua cidade preferida. Para além disso podes ir também ao nosso discord ao canal #cidades-e-nações e ver as cidades que estão a recrutar pessoas!

Cidades pacíficas e não pacíficas

Quando se cria uma cidade, a cidade é por default pacífica, ou seja, neutra.
As cidades pacíficas não podem ser capitais de uma nação (grupo de cidades), mas não têm problemas como ataques de outras nações. No entanto podem ser conquistadas à mesma, mas sem haver luta (o método é igual às das sieges normais, mas a siege termina instantaneamente - Guerras (Sieges)).
Para uma cidade ficar não pacífica é necessário que alguém com permissões escreve o comando "/t toggle neutral" no chat. Para uma cidade recente demora 2 dias para mudar de estado (pacífico para não pacífico ou vice-versa), mas para uma cidade que já tem mais de uma semana são necessários 5 dias para mudar de estado

Nações

As nações são grupos de cidades relativamente próximas no mapa que se juntam para formar uma espécie de país. Uma das cidades da nação é a capital e dono da capital é o dono da nação. As nações permitem aos jogadores entrar em guerras, fazer alianças, aumentar o território (quanto maior for a nação, mais claim poderás ter) e receber itens especiais todas as semanas. Apenas as 7 maiores nações do servidor recebem estes itens. Por maior, entende-se com mais pessoas.
Aviso:
A capital de uma nação não pode ser pacífica.

Criar uma nação

Para criar uma nação precisas de 10000$ e a seguir escrever o seguinte comando no chat: "/n new (nome da nação)". Substitui o que está entre parentêses pelo nome da nação que desejas criar (não tem de ser um país verdadeiro).
Todas as nações precisam de pagar todos os dias para continuarem a existir. O pagamento é automático e o dinheiro é retirado do banco da nação. Para depositar dinheiro no banco da nação basta escrever o comando "/n deposit (quantidade de dinheiro". Caso queiras tirar dinheiro do banco da nação escreve o comando "/n withdraw (quantidade de dinheiro)".

Convidar cidades para a nação

Uma nação só com uma cidade não é forte. Para aumentares a tua nação precisas de cidades com pessoas e por isso precisas de as convidar. Para as convidar usa o comando "/n invite (nome da cidade)". Depois uma pessoa da cidade com permissões tem de aceitar o teu pedido seguindo este tutorial: Entrar numa nação
Em alternativa podes deixar a tua nação aberta com o comando "/n toggle open" que permite que todas as cidades que queiram entrar na tua nação o possam fazer sem pedir autorização

Entrar numa nação

As nações do Earth SMP podem ser abertas ou fechadas. As nações abertas estão abertas a todas as cidades e por isso a tua cidade não precisa de um convite para se juntar a essa nação. As fechadas, por outro lado, a tua cidade precisa de convidada por alguém da nação com permissão para tal.
Para entrar numa nação podes escrever o comando "/n join (nome da nação)"
Se alguém convidou a tua cidade para uma nação podes, em alternativa, usar o comando "/accept (nome da nação)"

Economia

O Earth SMP tem a sua própria economia. A moeda usada é o Dolár ($) e há várias formas de enriquecer no servidor. Aqui no guia de iniciante não vamos aprofundar muito mais tens mais informação aqui

Auction House (loja de jogadores)

Os jogadores podem vender os seus itens a outros a partir da auction house. Para venderes um item na auction house basta escrever o comando "/ah list (preço)" com o item que pretendes vender na tua mão principal. Os itens ficam na auction house durante 3 dias antes de ficarem expirados. Para ver o que os outros jogadores estão a vender escreve o comando "/ah" que vai abrir um menu com todos os itens que os jogadores estão a vender.

Loja Dinâmica

O Earth SMP tem uma loja onde podes vender praticamente todos os recursos que encontras mas apenas podes comprar uma minoria dos itens. O preço dos itens flutua consoante o stock disponível. É possível ver a flutuação dos preços dos itens aqui
Para aceder à loja basta escrever o comando "/ds". Vai abrir um menu onde podes ver os itens que podes vender na loja e os itens que podes comprar. Para vender facilmente os itens (sem ter de os encontrar no menu) podes escrever os seguintes comandos:
  • /sell hand - vende um item da tua mão principal
  • /sell handall - vende todos os itens da tua mão principal
  • /sell all - vende todos os itens do teu inventário
  • /ds qsell - abre um menu onde podes pôr os itens que queres vender e depois só tens de fechar o inventário

Loja Spawners

Para além de itens que se compram com dinheiro, também podes comprar spawners na loja especial de spawners. Para aceder a esta loja executa o comando "/spawnershop".
GUI da loja de spawners
Os spawners custam experiência em vez de dinheiro e cada spawner tem upgrades que podes comprar para, por exemplo, spawnar mais mobs. Para fazer upgrade de um spawner basta clicar com o botão direito do rato no spawner e depois selecionar o upgrade desejado.
Também é possível pôr vários spawners num bloco apenas fazendo "Shift + Clique Direito" com um spawner na mão a apontar para outro spawner (como mostra a seguinte imagem)
Um site para converter experiência para níveis é este

Recursos da Cidade

As cidades do Earth SMP podem enviar explorações para descobrir recursos nas suas terras e quando os descobrem poderão também produzi-los. Para lançar uma exploração utiliza o comando "/t resources survey", se tiveres nível para produzir o recurso que a exploração descobrir, a produção começa automaticamente. Tanto a exploração como a produção dependem de certos fatores, como: Para se descobrir ferro é preciso ter 50 claims e para produzir é preciso que a tua cidade seja nível 4 (níveis da cidade).
Para poderes coletar estes recursos executa o comando "/t resources collect" e "/n collectresources". Tens de ter um cargo da cidade/nação com permissões para executar este comando
Estes recursos podem fazer uma cidade muito rica, mas também podem chamar a atenção de outros cidades, que poderão atacar para obter esses recursos. Para informação mais detalhada vê a página dedicada aos Recursos da Cidade
Tabela dos recursos das cidades

Trabalhos

Os Jobs (trabalho) são formas de ganhares dinheiro ao jogares. Para aceder ao menu de trabalhos basta executar o comando "/jobs" que vai abrir a seguinte GUI:
GUI dos Trabalhos
Ao desempenhares a função de um trabalho recebes dinheiro e XP do trabalho. O XP do trabalho permite-te subir de nível. A cada nível que sobes, maior será o dinheiro que recebes ao desempenhar a função do trabalho

Veículos e Armas

Para tornar o jogo mais completo, o Earth SMP tem veículos e armas que podem ser construídos através de receitas customizadas. Para ver os veículos e armas é preciso ter o texture pack do servidor (mais informação em Resource Pack). Não basta ter a arma/veículo mas também é preciso munições/combustível para usar as armas/veículos.
Os veículos e armas são itens raros, visto que são muito caros para se fazerem. Caso encontres algum, estás com muita sorte :) Caso queiras construir um, tens as receitas todas num menu interativo que podes aceder escrevendo o comando "/recipes"

Guerras (Sieges)

Para os amantes do PvP o Earth SMP tem um sistema de guerras especial em que, para além de ser preciso as skills básicas de luta, também é preciso estratégia e ter uma equipa ativa. As guerras duram 3 dias (da vida real) no máximo e funcionam com sistema de pontos. A equipa que começa o ataque (ou revolta, caso tenha sido conquistada anterioremente) é responsável por fazer subir o número de pontos, enquanto a que defende é responsável por diminuir o número de pontos. Apenas pessoas com cargos militares podem ajudar a ganhar a guerra. Nas guerras o PvP está ativado num raio de 200 blocos do local onde a guerra se localiza
Há duas formas para ganhar pontos:
  1. 1.
    Controlar o Banner
  2. 2.
    Matar jogadores
O defensor tem vantagem nos pontos porque ao morrer apenas dá 100 pontos ao adversário em vez dos 150 que recebe se matar o atacante

Começar uma guerra

Para começar uma guerra é preciso ter uma nação. A seguir deves colocar um banner que não seja branco ao pé do território inimigo (podes usar, por exemplo, o banner da bandeira da tua nação). Apenas pessoas com cargo militar alto conseguem começar sieges. A siege vai começar em breve, mas antes tens de terminar o minigame e ficar ao pé do banner que colocaste. Depois de conseguir 50 pontos no minigame a siege a sério começa. Caso algum dos lados se queira render basta colocar um banner branco ao pé do banner não branco.

Missões e Dungeons

As quests são missões que podes realizar para obter recompensas. Estas recompensas são EXP e Pontos de Quest. Os pontos de quest permitem-te viajar até às dungeons. Para abrir o menu das quests, executa o comando "/quests"
GUI das missões
Ao chegares aos 100 pontos de quest poderás entrar nas dungeons se tiveres um portal de netherite. O formato deste portal é igual ao do nether, mas em vez de obsidiana tens de utilizar blocos de netherite. As dungeons representam o final do jogo no Earth SMP tal como o End representa o final do jogo no Minecraft vanilla.
Na imagem a seguir, o primeiro portal está desativado e é a forma mais económica de fazer o portal, o segundo portal é igual ao primeiro mas ativado e o último portal é um exemplo de outro formato para o portal
Portal Das Dungeons
Quando entrares no portal (e tiveres 100 quest points) serás teletransportado para uma nave onde poderás selecionar o planeta onde queres ir (ou seja, a dungeon onde queres ir). As dungeons são difícies e recomendamos que vás com várias pessoas e que estejas muito bem armado. Nas dungeons só tens 1 vida, se morreres só poderás repetir a dungeon depois de terminar o cooldown (12 horas). Os mobs das dungeons são especiais por isso podes esperar um desafio :)
nave das dungeons
As dungeons ainda estão em beta, por isso ainda só existe 1 dungeon (Marte Gelado) mas mais dungeons serão adicionadas ao longo do tempo, cada uma com mobs específicos e recompensas correspondentes à dificuldade.
Last modified 7mo ago